Projeto Onçafari Ecotourism  
O Projeto Onçafari permite que turistas tenham a oportunidade de acompanhar a rotina das onças-pintadas em seu ambiente natural ao visitar o Pantanal. Para isso, acostumar alguns animais com os veículos do Projeto é fundamental. Essa habituação consiste em fazer com que as onças enxerguem os carros como parte da paisagem, como algo que não representa perigo. Esse é um trabalho espelhado em técnicas utilizadas há mais de 30 anos com leopardos e leões na África. Ao habituarmos algumas onças-pintadas, as chances de um turista observá-las agindo naturalmente em seu ambiente, aumentam muito. Esses encontros com as onças permitem que os visitantes aprendam mais sobre elas e se preocupem com sua conservação. Nos intervalos entre os avistamentos, palestras sobre onças, o Pantanal e os outros animais que dividem com ela o mesmo bioma fazem parte do trabalho de conscientização. O turismo de avistamento de animais comprova que, até do ponto vista econômico, as onças-pintadas valem mais vivas do que mortas. Ele também faz com que proprietários de terra, comunidades e a natureza lucrem com isso.
 
 
Projeto Onçafari Science  
Todo trabalho que envolve uma espécie silvestre é uma oportunidade de se conhecer um pouco mais sobre ela. As informações coletadas no Projeto são de suma importância, visto que a onça-pintada é a espécie menos estudada dentre os grandes felinos.
Acompanhamos os animais por observação direta ou por câmeras sensíveis ao movimento. Seguimos seus rastros e utilizamos colares com GPS que apontam a localização dos animais. Durante as capturas, coletamos amostras biológicas (sangue, urina, pelos e etc). Essas metodologias ajudam a monitorar a saúde, compreender o comportamento e a ecologia do maior felino das Américas. As amostras biológicas são enviadas ao banco genômico do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap- ICMBio). De lá, são encaminhadas para estudos de genética ou são estocadas para pesquisas futuras.
 
 
Projeto Onçafari Rewild  
Com o tempo o Projeto vem abraçando novos desafios. Na tentativa de ajudar a onçapintada no Pantanal, no Brasil ou mesmo servir de base para outras iniciativas com grandes carnívoros terrestres pelo globo o Projeto Onçafari está dando um audacioso passo: a reintrodução de filhotes de onças-pintadas na natureza. O retorno desses animais às matas acontecerá após avaliação da saúde e do comportamento. Além disso, os filhotes serão acompanhados em um recinto de semicativeiro de dez mil metros quadrados construído no Refúgio Ecológico Caiman. Depois de um período para se acostumarem ao ambiente, serão soltas equipados com rádio-colares de monitoramento 24 horas. A iniciativa pretende gerar informações que serão aplicadas a outros animais em cativeiro, para serem soltos em áreas mais críticas que o Pantanal. Essa parte do Projeto também será nossa contribuição aos filhotes que perderam a liberdade devido a pressão que a população humana exerce sobre espécies silvestres.
 
 

 

 


#FECC4E#FECC4E 
 #FECC4E
#FECC4E 

  

 

  

 

 

Share

Copyright © 2013 -Todos os direitos reservados.